CONTINUAÇÃO...
DIRETOR
Aquele que cri o espetáculo teatral. A figura do diretor como elemento hegemôniclo no processo de criação teatral surge na segunda metade do século XIX, quando a linguagem cêneca, fortalecida com o advento da luz elétrica, encontra-se suficientemente amadurecida para expressar por si só a carga de subjetividade requerida pela narrativa deamática. Richard Wagner(1813-1883), George II, o duque de Saxo-Meiningen, André Antoine(18528-1943) e Konstantin Stanislavski(1863-1938) são, pois, os primeiros pesquisadores dessa nova limguagem. Segundo Helen Krich Chinoy,"misturando diversasartes numa imagem única e orgânica, ele [o diretor] deu forma ao complexo teatro moderno, exatamente como o poeta, com as palavras, havia dado forma ao palco elizabitando e o ator, com seu magnetismo pessoal, havia moldado o ideal teatral do século XVIII.
DIRETOR DE CENA
É administrador da CAIXA do teatro. Redige e assina a TABELA, determina horários, controla o livro-pronto, admiistra o pessoal artístico e técnico. Hoje em dia só são encontrados diretores de cena e casas de ÓPERA, grandes teatros ou companhias. Suas funções, em casas ou grupos de porte médio e pequeno são executadas pelo contra-regra.
CAIXA
Na arquitetura teatral, nome dado a área destinada à realização do espetáculo. A caixa é dividida em dois espaços básicos, o espaço cêneco, ou CENA, que é a parte visível para o público, e o espaço fora de cena, não visivel para o especador.
A caixa inclue, no sentido vertical, o URDIMENTO e o PORÃO. Quanto maior e mais bem equipada for a caixa do teatro, maiores e melhores serão suas possibilidades cênecas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário