24 de maio de 2011

ARTES CÊNICAS(teatro brasileiro) 24/05/11

TEATRO BRASILEIRO

Alguns autores apontam o TEATRO CATEQUÉTICO do padre José de Anchieta(1533-1597) como a primeirs manifestação do teatro brasileiro. Evidentemente, não pode negar o fato de ter sido aquele o primeiro acontecimento teatral o corrido em terras brasileiras, em bora, em essência, aquele tenha sido uma manifestação cultural portuguesa, a serviço de interesses portugueses, que mais não teve para o público o que se destinava que um leve sabor de exotismo.
_Até o fim do séc. XVIII, no dizer de Mario Cacciagla "O Brasil não possuía uma verdadeira indentidade cultural, era essencialmente uma área periférica dos maiores pólos da cultura européia de expressão latina: França, Espanha, Itália"(Pequena história do teatro no Brasil, parte 2). Assim, um teatro dito brasileiro só vai começar a seguir no séc.XIX, sob a influência do romantismo que, como na França, vê surgir condições socio-políticas ideais para uma rápida evolução: elevação do país à categoria de sede do reino(1808); a indepêndencia(1822); a abolição da escravatura(1888); e a república(1889).
_A expressão de uma nacionalidade começa a aparecer no teatro brasileiro com a retratação de tipos e costumes nas comédias de Martins Pena com a inquietação temática dos dramas romanticos dos poetas abolucionistas e finalmente com a arte do ator brasileiro, estimulada graças a ação emancipadora de João e Caetano dos Santos (1808-1863).
_O realismo não despetou o entusiasmo no Brasil Apinal o realismo foi um movimento marcadante anti-burguês caracterizado pela oposição da burguesia ao proletariado emergente, fato este que não ocorreu no Brasil, do mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores