6 de outubro de 2011

ARTES CÊNECAS-04/10/12

EXPRESSIONISMO

 Em termos gerais, uma maneira de perceber e sentir o mundo, presente em todas as épocas. Em particular, um movimento artístico como reação ao relismo.
 Os adeptos do expressionismo procuram dramatizar não a realidade adjetiva, mas a subjetividade dos eventos, geralmente através da ótica de uma figura central. O expressionismo assegurava que a realidade aparente não representava a verdade como ela é conhecida pela mente consciente. Assim, a verdade é algo subjetivo para os expressionistas. 
 Algumas características no drama são:

a) distorção da realidade objetiva;

b) fragmentação da narrativa, com super posição de cenas, num processo quase cinematográfico;

c) mudança de indentidade de personagens; e,

d) caráter simbólico de coisas e pessoas. Essencialmente, o expressionismo pode ser definido como a intensificação do subjetivismo através da externalização dos sentimentos íntimos do autor.

  A maior contribuição do expressionismo no teatro, porém, não está nos domínios da literatura dramática, mas, sim, nos da encenação. Uma maneira expressionista de encenar uma peça cria, geralmente uma atmosfera de sonhos, com sombras, luz irreal e distorções visuais. Os cenários evitam a reprodução do detalhe da realidade, concentrando-se no uso de formas bizarras. O estilode representação é exagerado, com atores imitando marionetes e robôs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores