15 de fevereiro de 2011

ARTES CÊNICAS(conceitos basicos)

#CONCEITOS BASICOS#

-teatro -ator -encenação -gesto - -
-cena -personagem -encenador -iluminação - -
cenário -espetador -encenar -movimento ceneco do ator -


TEATRO

A palavra grega theatron designa o local onde ficavam as pessoas que assistiam a representação, nos anfiteatros. A letra significa "lugar de onde vê".

CENA

A ação, representada, em público, para ser apreciada.
Esta palavra também costuma ser empregada para designar partes de uma peça(ex.a cena de Romeu e Juieta), ou o próprio espaço ceneco(do grego SKENE-lugar onde se pratica a ação, o palco), ou mesmo o cenário de uma peça.

CENÁRIO

O cenário enquanto cistema semiótico determina o espaço e o tempo da ação teatral. Contudo, para se entender o cenário em sua linguagem, é preciso recolher a gramaticalidade de outros sistemas artisticos, como a pintura, a escultura, a arquitetura, a decoração, o design da iluminação.
São esses sistemas que se encaregam de representar um espaço geografico(uma paisagem, por exemplo), um espaço social(uma praça pública, uma cozinha, um bar) ou um espaço interior(a mente, as paixões, os conflitos, os sonhos, o imaginário humano).
No cenário, ou apenas em um dos seus contituintes, se projeta o tempo: a época historica, estações do ano, horas do dia, os momentos fugazes do imaginário. Existe ainda o caso dos espetáculos em que os recursos cenograficos estão na performace do ator, no ruído, no vestuário ou na iluminação.

ATOR

Aquele que pratica a ação imaginada de um ou mais personagens na peça teatral.

PERSONAGEM

De persona pessoua imaginada de um ou mais personagens na peça teatral.

ESPECTADOR

Cúmplice do ator na representação. Sabe que se trata de uma imitação e reage como se estivesse diante do personagem a praticar a ação imaginada.

ENCENAÇÃO

É a criação da pessa.

ENCENADOR

Responsável pele criação do espetáculo

ENCENAR

É a função do encenador. Consiste em empregar todos os componentes para a construção da cena, segundo regras próprias, com o objetiv de comunicar, sensorial e intelectual.

GESTO

O gesto é um dos organizadores fundamentais da gramática do teatro. É no gesto e tambem na voz que o ator cria a personagem(persona). Através de um sistema de signos codificados, tornou-se um instrumento de expressão indispensável na arte dramática ao exprimir os pensamentos através do movimento ou atitude da mão, do braço, da perna, da cabeça ou do corpo inteiro. Os signos gestuais podem acompanhar ou substituir a palavra, suprimir um elemento do cenário, um acessório, um sentimento ou emoção.

ILUMINAÇÃO

Diferente dos demais sistemas signicos teatrais, ailuminação é um procedimento bastante recente. Sua introdução no espetáculo teatral,
deu-se apenas no século XVII, ganhando fôlego com a descoberta da eletricidade. A principal função da iluminação é deliminar o espaço cêneco. Quando um foco de luz incide sobre um determinado ponto do palco, significa que é alique a cena se desenrolará naquele momento. Além disso, estabeleceu relação entre o ator e o objetivo; ator e os personagens em geral. A iluminação "modela" através da luz o rosto, o corpo do ator ou, um fragmento do cenário.
As cores difundidas pela iluminação um outro recurso que também permiteuma leitura semiológica.

MOVIMENTO CÊNICO ATOR

As várias maneiras do ator se deslocam no espaço sêneco, suas entradas e saídas ou posição com relação aos outros atores, aos acessórios, aos elementos do cenário ou até mesmo aos espectadores, podem representar os mais variados signos. A movimentação tanto cria a unidade do texto tatral como organiza e relaciona as sequências no espaço cêneco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores